conjugaçao do verbo tobe

15/05/2011 11:05

 VERB TO BE - VERBO SER/ESTAR 


O verbo to be equivale aos verbos ser e estar, em português. É importante destacar que, na língua inglesa, não há uma distinção entre ser e estar. Para citar um exemplo histórico; uma vez um deputado brasileiro disse: “Eu não sou deputado, eu estou deputado”; em português sabemos que ele quis dizer que não será deputado sempre, pois depende de ser eleito novamente, mas para um falante de inglês é muito difícil de entender isso. 

A conjugação do verbo to be no presente do indicativo é: 
 

 

Tradução

Forma contraída

I am

Eu sou/ estou

Im

You are

Você é/está   tu é/estás

Youre

He is

Ele é/está

Hes

She is

Ela é/está

Shes

It is

Ele(a) é/está

Its

We are

Nós somos/estamos

Were

You are

Vós sois/estais

Youre

They are

Eles são/estão

Theyre


Perceba que a terceira pessoa do singular (ele/ela) apresenta um pronome a mais: it,do que seu equivalente em português. It refere-se ao gênero neutro que normalmente é usado para representar seres inanimados, animais ou objetos. Em português, os gêneros feminino e masculino incluem indistintamente pessoas, animais e objetos. 

Note ainda, que a segunda pessoa do singular (you are) recebe o mesmo tratamento que a segunda pessoa do plural (you are). Desta forma o contexto da frase indicará o plural ou o singular. 

Exemplos: 

I am a nurse (Eu sou uma enfermeira). 

Mary is a nurse (Maria é uma enfermeira) = She is a nurse. 

My dog is cute (Meu cachorro é fofinho) = It is cute. 

Mary and her sister are teachers (Maria e a irmã dela são professoras) = They are teachers. 

We are engineers in Brazil (Nós somos engenheiros no Brasil). 


Ao usarmos o verbo to be na forma interrogativa, geralmente empregamos a ordem:“verbo + sujeito + complemento”. 
Exemplos: 

Are you hungry? (Você está com fome?). 

Are they American? (Eles são americanos?). 

Is he a singer? (Ele é um cantor?). 

Is he the doctor? (É ele o médico?). 

Am I late? (Eu estou atrasado?). 

Is your dog tired? (O seu cachorro está cansado?). 


Nas frases que estão na forma negativa aplica-se a ordem: “sujeito + verbo to be+ not + complemento”. Nas perguntas negativas com o verbo to be, utiliza-se: “verbo na forma contraída + sujeito + complemento” de acordo com a tabela abaixo: 

  Tradução Forma contraída
I am not Eu não sou / não estou I ain t
You are not Você não é / não está You aren´t
He is not Ele não é / não está He isn´t
She is not Ela não é / não está She isn´t
It is not Ele(a) não é / não está It isn´t
We are not Nós não somos / não estamos We aren´t
You are not Vocês não são / não estão You aren´t
They are not Eles não são / n]ao estão They aren´t


Exemplos: 
They are not right.(Eles não estão certos). 

Paul is not tall. (Paulo não é alto). 

I am not sad. (Eu não estou triste). 

Lisa is not Japanese. (Lisa não é japonesa). 

Aren’t you hungry? (Você não está com fome?). 

Isn’t the teacher angry? (A professora não está nervosa?). 

Isn’t your father a doctor? (Seu pai não é um médico?). por paraiso....