economia no mes

22/05/2011 22:17

 Chuveiro Elétrico



Ele é apontado como um dos maiores vilões da economia doméstica. Por isso, a primeira dica de Crivelaro é dar preferencia a aparelhos com potência inferior a 4 mil watts, que são mais econômicos. Além disso, feche o registro enquanto se ensaboa e, quando possível coloque a chave na posição "verão".



 



Galadeira



Deixe os alimentos esfriarem antes de colocá-los na geladeira: você facilita o trabalho de refrigeração e poupa o aparelho. "Evite forrar as prateleiras da geladeira e do freezer com plásticos, tábuas, vidros ou quaisquer outros materiais para não dificultar a circulação interna de ar frio", diz o especialista. "Conserve limpa a parte traseira e não a utilize para secar panos ou roupas completa"



 



Microondas



Use apenas em casos de necessidade e leia o manual de instruções para usar o tempo certo ao aquecer a comida



 



Torneira



No verão, não é necessário utilizar água quente certo? Procure também ensaboar toda a louça para depois enxaguar tudo de uma vez.



 



Ferro elétrico



Deixe as roupas se acumularem para usá-lo uma única vez. Coloque na temperatura indicada para cada tipo de tecido e deixe o aparelho desligado quando não estiver usando. "Reserve algumas roupas leves, como as de nylon e as lingeries, apra serem passadas no fianl da operação com o ferro desligado, pois ele ainda estará quente".



 



Fogão



Prefira cozinhar uma quantidade grande de alimentos em vez de liga o fogão várias vezes ao dia para aquecer pequenas porções.



 



Lava-Roupas



Já que será necessária energia elétrica para acionar o motor da máquina de lavar, é melhor colocar nela a quantidade máxima de roupas permitidas para o aparelho. Outra dica é usar a dosagem correta de sabão indicada pelo fabricante para evitar repetições de enxágue. Na hora de compra prefira as lavadoras com abertura frontal pois elas gastam menos água.



 



Luz



Se a lâmpada fica acessa por mais de 4 horas diárias, prefira as fluorescentes: elas são as mais eficiente do mercado para iluminação residencial e ainda duram até 10 vezes mais que as incandescentes. Limpe regularmente luminárias e arandelas para ter um bom nível de iluminação.



 



Televisão



Se fica ligada por períodos prolongados de tempo e deve ser monitorada, especialmente quando usada pelas crianças. Desligue quando ninguém estiver assistindo e programe a tevê para não dormir com ela ligada.

paraiso...