Marketing Religioso nas Religiões Evangélicas... Como Funciona?

14/02/2011 23:34

Não resta mais dúvida: as religiões evangélicas estão utilizando cada vez mais o "marketing religioso" para atrair adeptos e estão aumentando, com isso, o seu número de seguidores, chegando ao cúmulo de se aproximar dos católicos em alguns países de tradição sabidamente orientada para o catolicismo. Esse crescimento se verifica principalmente nos países laicos, onde os evangélicos estão entrando com grande força de penetração.

Como se dá o proselitismo? O fenômeno está relacionado ao marketing religioso, hoje presente em todas as mídias e até na internet, e à vultosa soma que as religiões evangélicas investem em publicidade, adquirindo jornais, revistas, rádios, horários cativos em empresas de radiodifusão e canais de televisão, chegando a ter participação societária em algumas redes de TV, como a Record. As chamadas são constantes e feitas em diversos intervalos diários regulares e as "sessões ou cultos" também se dão em vários horários, umas três ou quatro vezes ao dia. Mas não é só isso: seus pastores recebem bem elaborados cursos de treinamentos, onde aprendem o evangelho, impostação de voz, técnicas de oratória e de convencimento de massas. Aliado a isso -e nesse sentido a propaganda ajuda -, aprendem a explorar e propor a cura ou salvação pelo "Senhor" (Cristo) para as principais misérias humanas, como as drogas, vícios de bebidas e de jogo, doenças, possessão demoníaca, desemprego, desagregação familiar, dívidas, depressão, tendências suicidas, submissão a feitiços, etc. , problemas estes pesquisados e sabidamente existentes em qualquer agregado social. Quem já não viveu ou presenciou pelo menos um deles?
O marketing religioso concorrencial é praticado principalmente pelos evangélicos neopentecostais , ramo ao qual pertencem, dentre outras, a Igreja Universal do Reino de Deus (fundada por Edir Macedo em 1977 e hoje já presente em mais de 115 países, segundo a Enciclopédia Digital Wikipédia), a Igreja Internacional da Graça de Deus ( RR Soares, 1980) a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Renascer em Cristo e a Igreja Mundial do Reino de Deus, quase todas orginadas como dissidências da IURD. Segundo estimativas dos próprios evangélicos, eles já seriam, em 2008, cerca de 48 milhões de fiéis.

As técnicas de convencimento e "aprisionamento": As técnicas de convencimento são teatralizadas nas sessões e nos cultos, posteriormente transmitidos pela TV. Nelas, são exibidas curas milagrosas pelo "Senhor",cenas de desobsessão demoníaca, de volta à paz e felicidade no lar e no trabalho e relatadas histórias de sucesso pelas pessoas pretensamente curadas ou "salvas", que só conseguiram isso após procurar uma igreja evangélica, como último recurso. Todas as histórias são bastante parecidas, mas o povo não se cansa de ouvi-las e de se encher de esperança. Se têm outra religião, abandonam-na e passam a seguir os evangélicos. Assim se dá o proselitismo e assim aumenta o número de seguidores que, posteriormente, ficam escravizados pela religião e se tornam fanáticos religiosos, atacando e discordando de todos que ousem pensar diferente deles e até processando os que lhes criticam.

Lavagem cerebral e cativeiro religioso é crime?
Infelizmente, à luz do Direito e da Constituição, isso ainda não é crime. Mas como proteger do cativeiro religioso essas pessoas ingênuas, em sua maioria, de baixíssimo grau de instrução, fácil de serem convencidas, sofridas, crédulas, esperançosas e ávidas por salvação? Vão deixá-las até quando na mão dos hábeis evangélicos, que ainda as exploram com cobrança de dízimos, tirando o pouco   POR PARAISO;;;;;;;;;