IGNORANCIA POLITICA ..UM GRANDE MAL

23/04/2011 01:17

 A IGNORÂNCIA POLÍTICA É UM TERRÍVEL MAL

                                                 (*) Texto de Ester Neves

Infelizmente, devido às condições que lhes têm sido impostas, principalmente pela mídia corporativa, uma elite que não quer perder os seus privilégios e seus poderes, o povo brasileiro é marcado pela ignorância política, e isso se reflete no meio evangélico. O grande problema é que além da ignorância política, grande parcela do povo evangélico é fanática. Essas duas características juntas é uma bomba  capaz de detonar qualquer vitória, de qualquer candidato, no primeiro turno.

Num segundo turno penso que essa baixaria que vimos acontecer no primeiro não deve pesar tanto, até porque, graças a Deus, tem muito evangélico que não aceita ser massa de manobra. Pensa e faz uso da inteligência que Deus lhe deu.

Não existe democracia sem divergência de idéias. Portanto, que fique bem claro que não estou criticando o fato das pessoas pensarem diferente de mim. A divergência de idéias é saudável. Faz-nos pensar e no mínimo é um bom exercício para o cérebro.

Mas, o que aconteceu na política NÃO foi uma discussão saudável, baseada na troca de opiniões, que possam favorecer o processo político para o fortalecimento da democracia.

O que vimos foi baixaria pura. Coisas sem fundamento, que qualquer cidadão minimamente informado não faz. Assim, mínima informação da realidade é necessária. Mas, como obter informações fidedignas?

Vou relatar uma experiência pessoal que talvez ajude:

Nos anos 80, na primeira eleição da qual participei no Rio de Janeiro (não me lembro o ano), vi um evangélico, no trem, vestindo uma camisa com propaganda do Sr. Arolde de Oliveira, dono de uma rádio evangélica, do ex-PFL, hoje DEM. Pensei: já tenho o meu candidato. No dia da eleição lá fui, toda feliz, achando que tinha um bom candidato para me representar. Porém, algum tempo depois, lendo um exemplar do jornal sindical da minha categoria (sou bancária aposentada) fiquei sabendo que o Sr. Arolde Oliveira, na condição de parlamentar constituinte, votou contra todas as matérias de interesse dos trabalhadores. Quanta decepção! Aprendi que a verdade que precisamos conhecer não está disponível na grande mídia corrupta (e só ver a sua história e seus compromissos), ela precisa ser garimpada, como o ouro. Portanto, essa é a dica: ler jornais sindicais, sites, etc, são boas opções para quem quer enxergar a realidade de todos os ângulos, e chegar as suas próprias conclusões.

Veja como funciona a mídia aqui   e aqui.

Quanto ao momento político que estamos vivendo, a pauta deveria ser as propostas de governo, mas não é. Deveriam também mostrar a diferença entre o governo Lula, baseado na política econômica desenvolvimentista, e o governo do PSDB, baseado nos princípios do neoliberalismo, de defasa do Estado Mínimo e política econômica monetarista, disseminadora da miséria, da fome e de todas as mazelas que marcam profundamente a desigualdade social no Brasil.

Fome e miséria também degradam a vida e matam. E, é morte cruel, paulatina que só um povo egoísta e de visão tacanha não consegue enxergar. E depois tem a cara de pau de se dizer seguidor do Mestre, que na terra fez a sua opção pelos mais necessitados. 

Lula não poderia resolver todos os problemas relacionados à desigualdade social num passe de mágica. Problemas esses construídos ao longo da existência do Brasil, e aprofundados na era FHC. Mas, ao optar por um modelo econômico que favorece o emprego e a renda do povo o governo Lula fez a grande diferença. Veja aqui  e aqui.

Outro problema explorado pela mídia e pelos políticos que com ela fazem coro, com o propósito de manobrar e enganar o eleitor, é a questão da corrupção. Plínio diz: No meu partido não tem corrupto. Como assim, será que ele tem bola de cristal? Tem super poder para adivinhar quem é corrupto? Sim, porque corrupto não traz letreiro na testa, nem aviso de mantenha distância. E, só pode se manifestar diante da oportunidade. Pode até ser que o PSOL não tenha corrupto enquanto for do tamanho de um ovo e ainda não tenha tido oportunidade. Não esquecer de que o poder corrompe a muitos.

Já tive essa ilusão dos militantes do PSOL, hoje estou mais realista. Estou convencida de que toda organização humana tem a sua banda podre, em maior ou menor grau. Às vezes o corrupto está do nosso lado, dentro da nossa casa. O esposo da Marina Silva, por exemplo, está envolvido até o pescoço com denúncias de corrupção. Veja aqui.

 O importante é conhecer a atitude do governante em relação a esse cancro chamado corrupção. Veja a diferença entre a corrupção no governo Lula e no governo FHC aqui e aqui.

Ainda sobre o meu posicionamento crítico, em relação ao que tem acontecido no meio evangélico nessas eleições, pode ser encontradoaqui aqui.

Finalmente, proponho-lhes uma reflexão sobre o que diz Manoel Ribeiro de Moraes Jr - doutor em Ciências da Religião (UMESP) e mestre em Ética e Filosofia Política (UERJ): “É tempo da Igreja de Cristo no Brasil descobrir que ela não vive mais em sociedades absolutistas. Se isso for verdade, o regime democrático que rege constitucionalmente o nosso país pede para que todos exerçam sua cidadania, conheçam a Constituição Federal e participem dos fóruns públicos visando a uma melhor regulamentação do direito público e do privado, sempre à luz da Declaração dos Direitos Humanos. Se alguém satanizar os Direitos Humanos, esse estará satanizando a garantia da liberdade religiosa dos batistas, presbiterianos, católicos, espíritas, negros, índios, brancos, pardos etc. Sem o direito do outro, não há o meu direito; sem o meu direito não há o direito do outro.”  paraiso