A primeira civilização na história da humanidade nasceu na Mesopotâmia no quinto milênio aC. Por mais de dois mil anos, ela criou os Estados mais poderosos e mais desenvolvido do mundo. Na raiz de muitas invenções da escrita, o mundo mesopotâmica influenciou a sua marca de seus vizinhos no Oriente Médio, Egito e no vale do Indo, antes de começar a declinar por volta de 500 aC. No advento da era cristã, ele tinha ido embora.


O Crescente Fértil

 

A palavra Mesopotâmia significa "terra entre rios", a planície que se situa entre os rios Tigre e Eufrates (hoje Iraque). Quando os rios estavam transbordando suas vidas, terras submersas, depositando camadas de sedimentos férteis. Mas não cultivável estéril devido à falta de falta de precipitação, essa área teve de aguardar a invenção de canais de irrigação em torno de 5500 aC a desenvolver os campos e lavouras. Regada regularmente, elas proporcionaram uma colheita suficiente quase todos os anos. Alguns milhares de anos depois, a invenção do arado de madeira aumentou ainda mais a produção agrícola. A população cresceu em conformidade e em 1300 aC, centenas de cidades e aldeias da região pontilhada.

mesopotamie Mesopotâmia eram extremamente carentes de recursos naturais. Para muitas actividades, desde a construção de jóias, matérias-primas, como madeira, pedras e minerais foram importados de regiões vizinhas em troca de culturas excedente e artesanato. Comércio, crescendo, era controlada por ricos e poderosos governantes, que desenvolveu projetos comunitários, tais como sistemas de irrigação e outras defesas contra as inundações. Elas representavam, de facto, um perigo considerável para plantações e casas. Pensou-se que significavam a ira dos deuses, ea história bíblica do dilúvio, provavelmente deriva suas origens no início mitos mesopotâmicos.

As primeiras cidades-estados

A partir de 3100 aC dezenas de cidades com até 10.000 pessoas ocuparam a região da Suméria, na Baixa Mesopotâmia. Estados Independentes, eles se submeteram a um rei. Estas cidades-estados foram povoadas maioritariamente agricultores que trabalhavam fora dos muros do dia para retornar à cidade esta noite. A safra excedente era armazenado em templos e distribuídos aos não-trades agrícolas ferreiros, oleiros, pedreiros, comerciantes, soldados e sacerdotes. No coração da cidade suméria logo surgiram grandes edifícios adjacentes ao templo, armazéns enormes para toda a comunidade.

As primeiras cidades-estados sumérias eram muito diferentes das nossas cidades atuais. Dinheiro que não progrediram, não tinham mercado. Os moradores receberam alimentos, roupas e outros bens como pagamento pelo seu trabalho, ou tinham simplesmente usar escambo. Enquanto algumas famílias ricas construíram-se palácios e vivendas, a maioria da população vivia em casas modestas, sem água encanada ou saneamento. As construções eram feitas de tijolos de barro seco ao sol devido à sua raridade, a pedra foi reservada para a escultura.

A invenção da escrita

Por volta de 3400 aC, os sumérios inventaram uma forma primitiva de escrita para registrar transações de negócios. Escrita cuneiforme, obtido pela marca de palhetas em argila úmida, conjunto de centenas de anos para evoluir para um sistema mais complexo. Diversifièrent seus usos, gravação de códigos de leis e crônicas históricas a transmissão de mensagens, através da escrita de textos religiosos e literatura. Muitas são as prateleiras chegaram até nós, historiadores foram dar um retrato bastante completo da vida naquele momento.

ecriture_cueniforme Durante o período dinástico (2900-2334 aC), o conflito irrompeu entre os estados da cidade ea maioria deles se cercaram de muros defensivos. A arte da guerra é refinado: as esculturas deste período mostram soldados visitar o campo de batalha a bordo de quatro carrinhos com rodas, puxadas por burros. Cerca de 2334 aC, Sargão, rei da cidade de Acádia, conseguiu conquistar todas as cidades-estado da Mesopotâmia. Sua área expandida para o norte até a costa do Mediterrâneo. Unificar os vários povos e culturas, que fundou o primeiro império da humanidade, que não sobreviveu ao seu rei, a rivalidade entre cidades-estados que contêm mais do que nunca. Um deles, Ur, veio em um momento a dominar a região, mas o declínio foi sumérios inexorável. Alta Mesopotâmia, que é então dominava a região com as cidades de Assur e Babilônia.

Hamurabi e seu código

Babilônia estava em seu apogeu sob o reinado de Hamurabi (1792 - 1750 aC). Ele é mais conhecido pela série de leis que ele tinha gravado em um pilar de pedra alta. Esta estela, que é um dos mais antigos documentos legais do mundo, revela que as mulheres e as crianças eram consideradas propriedade do marido / pai. As sanções foram graves: infracções menores eram punidos com a mutilação ou morte.

O Império Assírio

Em 1595 aC, os hititas, desde as montanhas da Anatólia central, onde eles foram os primeiros a usar ferro, invadiram e saquearam a Babilônia. Mesopotâmia em seguida, entrou em uma idade das trevas, que durou 600 anos. Ela sobe até o ano mil aC, com a pulsação da cidade assíria de Ashur e Nínive. O século VII, o Império Assírio dominou todo o Oriente Médio.

chars sociedade assíria parece ter sido organizado em uma militar muito. Mesmo as artes estão se voltando para os guerreiros temas. Os palácios reais eram decoradas com baixos-relevos com cenas de batalhas e inimigos vencidos torturados, escravizados ou executados. No entanto, estendendo sua influência para o Egito, conquistou pela primeira vez no século VII, a Assíria tinha perigosamente dispersão dos recursos e exércitos. As revoltas eclodiram, e da morte do rei Assurbanipal (669-627 aC), o império caiu sob os babilônios.

A queda de Babilônia

Nabucodonosor II (604-562 aC) foi o famoso e último rei de Babilônia, a maioria. Ele colocou um fim à rebelião que destruiu seu império e foi desafiador contra os seus inimigos. Ele não era especial para deportar os judeus para a Babilônia. Não recua diante de nenhuma despesa para financiar suas guerras e transformando a cidade em uma capital imperial (ele tem os jardins suspensos famosa), ele deixou um império dividido e agredidas.

Em 539 aC, a Babilônia com pouca resistência aos exércitos do rei persa Ciro, o Grande (559 -530 aC). O seu reinado, no Golfo Pérsico, Ciro conquistou os Medos no norte e invadiu a Anatólia. Ele era o chefe de um império que se estendia do Mediterrâneo depois içada para a Ásia Central, o maior já conhecido. Depois de séculos de cultura excessiva do solo Mesopotâmia esgotada. Ultrapassou os seus vizinhos em termos de riqueza e população, e sob o jugo estrangeiro, esta civilização, um dos berços da humanidade, caiu no esquecimento.